CocoaAction
Brasil
O CocoaAction Brasil é uma iniciativa pré-competitiva, público-privada ampla do setor cacau, que visa fomentar a sustentabilidade, com foco no produtor de cacau.
O CocoaAction Brasil é uma iniciativa pré-competitiva, público-privada ampla do setor cacau, que visa fomentar a sustentabilidade, com foco no produtor de cacau.
Iniciada no Brasil em janeiro de 2018 e oficialmente lançada em outubro do mesmo ano, é uma iniciativa única no setor, que colabora para o alinhamento e desenvolvimento da cadeia de cacau no país, promovendo intercâmbio de conhecimentos e sinergias com trabalhos já existentes, de modo a melhorar a produtividade e rentabilidade dos produtores, com atenção especial para a sustentabilidade.
Produtores
Comunidade
Planeta
Ambiente facilitador
Todas as prioridades são trabalhadas por meio de atividades específicas, engajando membros e parceiros ao longo da cadeia. O CocoaAction Brasil tem duração estimada de 5 anos, de 2018 a 2022; o objetivo é deixar um legado de colaboração e ação coletiva, para que o setor cacaueiro siga engajado e trabalhando junto para resultados duradouros em sustentabilidade.
A Bahia B Pará
C Espírito Santo
D Amazonas E Mato Grosso F Rondônia
"A CocoaAction Brasil está comprometida em desenvolver uma verdadeira plataforma de parceria público-privada com o governo brasileiro e formou um Comitê Nacional para orientar importantes decisões de sustentabilidade do cacau no Brasil."
O Fórum é um evento anual, idealizado e organizado pelo CocoaAction Brasil, cujo objetivo é compartilhar experiências de sucesso com representantes da cadeia do cacau e do chocolate do Brasil, bem como discutir soluções para a construção de um setor cacaueiro mais sustentável. O Fórum Anual do Cacau acontece desde 2018, reunindo atores da cadeia, especialistas e as principais associações e entidades do setor. De cunho técnico, aborda temas diversos, que versam sobre produção sustentável, produtividade e manejo. Nas duas edições do evento já se discutiram temas como: viabilidade econômica da produção de cacau, manejo e prevenção à monilíase, fertilidade e produtividade, mecanização no cacau, e ambiente facilitador; também houve compartilhamento de experiências de pequenos, médios e grandes produtores brasileiros de cacau.
Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Ministério do Meio Ambiente, Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, Ministério da Integração Nacional, Secretarias de Agricultura dos estados da Bahia, Pará, Amazonas, Espírito Santo, Mato Grosso, e Rondônia, Câmara Setorial do Cacau (MAPA), CNA (Confederação Nacional da Agricultura), ABICAB – Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas, AIPC – Associação das Indústrias Processadoras de Cacau, e outros.
Barry Callebaut, Cargill, Dengo, Harald, Mars Wrigley, Mondelēz International, Nestlé, and ofi.